Bienal de Veneza 2014: Montenegro apresenta a exposição “Treasures in Disguise”

Este ano na Bienal de Veneza, o Pavilhão de Montenegro apresentará quatro edifícios negligenciados do modernismo tardio que foram originalmente construídos como testemunhos de uma nova e radiante sociedade. Um esforço para iniciar um discurso sobre regeneração urbana em Montenegro e o futuro da arquitetura da antiga Iugoslávia, a exposição busca destacar a estranha beleza de cada estrutura, consideradas Treasures in Disguise (Tesouros Disfarçados).

Mais sobre a exposição a seguir.

Dos curadores: Quando os quatro edifícios expostos foram inaugurados, radiaram o entusiasmo e confiança de seus construtores a respeito da nova sociedade que estavam construindo. Hoje, poucas décadas mais tarde, esses edifícios incorporam o completo oposto: pobremente utilizados (se é que o são) e mantidos (se é que chegaram a ser concluídos), são um atestado do fracasso do modernismo e da queda da Iugoslávia. Ninguém parece ser capas de reconhecer seu valor, assim, seu destino parece um só: decadência e demolição.

Mas como pode algo que nasceu de um otimismo coletivo perder seu vigor em um período de tempo tão curto? A morte desses edifícios é realmente uma consequência da falta de qualidade intrínseca a eles , ou fomos incapazes de tratá-los com a empatia necessária para despertar um potencial latente que poderia estar oculto sob a pátina de nossa própria desilusão ideológica com o modernismo.

Os curadores deste pavilhão acreditam na segunda hipótese. Estes edifícios representam uma fonte cultural preciosa demais para ser destruída; se lhes for dada uma segunda chance, eles nos surpreenderão com seu potencial espacial, programático e social. O objetivo da exposição é, portanto, ajudar o público, através de representações arquitetônicas dos interiores e exteriores dos quatro edifícios, a descobrir a estranha beleza das estruturas que, embora hoje pareçam ruínas, são tesouros disfarçados.

 

 Leia a matéria completa no site.

5.085 Comments. Would you like to comment?