Pontos de ônibus projetados por arquitetos internacionais, na Áustria

Uma pequena vila está alvoraçada com os novos pontos de ônibus projetados por arquitetos internacionaisna Áustria. Foram convidados sete arquitetos renomados para criar novos designs para as paradas, dentre eles os premiados Sou Fujimoto, Smiljan Radic e Wang Shu.

A vila rural de Krumbach, do distrito de Bregenzerwald, tem uma população de cerca de mil habitantes. Recentemente criou uma associação cultural que levou ao projeto Bus:Stop, a fim de impulsionar o número de turistas que já visitam os arredores de Bregenzerwald pela sua paisagem natural, hospitalidade e arquitetura. Com a esperança de promover uma troca de ideias em nível internacional, a associação buscou os sete arquitetos internacionais – o japonês Sou Fujimoto, o escritório chinês de arquitetura Amateur Architecture Studio de Wang Shu, o estúdio norueguês RintalaEggertsson Architects, o espanhol Ensamble Studio, o arquiteto chileno Smiljan Radic, da Bélgica o escritório de arquiteturaArchitecten de Vylder Vinck Taillieu e Alexander Brodsky, arquiteto russo – para projetar pontos de ônibus na cidade, que saíssem do lugar comum. Como se vê, uma bela mescla de nacionalidades.

Ao invés de receberem um fee pelos projetos, os arquitetos internacionais foram convidados a uma estadia em Bregenzerwald como agradecimento pelos seus serviços. Cada um trabalhou em parceria com escritórios de arquiteturalocais, que atuaram como intermediários entre os arquitetos internacionais e os artesãos locais que ajudaram a construir as estruturas.

Segundo os organizadores do Bus:Stop, “o objetivo desse projeto é vincular as realizações da arquitetura internacional com o know-how e as habilidades dos artesanato locais de Bregenzerwald. Isso se tornou possível ao envolver arquitetos regionais como mediadores entre o trabalho criativo ‘estrangeiro’ e as habilidades de nossos artesãos”. Mais ainda, as novas paradas beneficiam a infraestrutura local e mobilidade da área rural.

O projeto foi curado por Dietmar Steiner, diretor do Museu da Arquitetura de Viena (Architekturzentrum Wien). Ospontos de ônibus foram inaugurados no dia 1º de maio e certamente os arquitetos estão ajudando a tornar a pequena vila famosa mundialmente. Um documentário sobre o processo de design e construção das paradas está sendo exibido no Vai Vorarlberger Architektur Institut, em Dornbirn.

 

Leia a notícia completa no site.

5.017 Comments. Would you like to comment?